top of page
Buscar
  • Maurício Lopes

Cacau Show e a tríade Reconstruir-Planejar-Gerenciar



Nos últimos dias, um incêndio de grandes proporções atingiu a fábrica da Cacau Show na cidade de Linhares, no estado do Espírito Santo. O incêndio destruiu 50% da fábrica e afetou as linhas de produção de tabletes e trufas. Esse incidente nos leva a refletir sobre diversos aspectos, como seguros, engenharia, planejamento, gerenciamento e renascimento.


Necessidade de um seguro adequado

Esse evento destaca a importância de os empresários reconhecerem o seguro empresarial como uma rubrica crucial dentro de seu OPEX. O seguro não deve ser encarado apenas como um proforma, mas sim estudado por especialistas na área, a fim de que a solução adotada minimize os impactos em caso de sinistro. Grandes seguradoras impõem requisitos rigorosos para a venda de apólices a grandes indústrias, como esta. Essas exigências influenciam até mesmo nos projetos executivos de estruturas e instalações. Cabe ao empresário realizar uma análise abrangente dos riscos envolvidos.


Planejamento e gerenciamento: as melhores ferramentas para a retomada

Neste momento pós-sinistro, uma combinação de estratégia, planejamento e gerenciamento na reforma da nova unidade fabril é essencial. Isso envolve não apenas a reorganização das linhas de produção entre as fábricas da empresa e a inclusão de novos turnos de trabalho, mas também a recomposição das instalações físicas na unidade de Linhares.


Qualquer definição efetiva do que será feito daqui para frente depende da espera pela perícia das causas reais do incêndio, bem como da avaliação das instalações remanescentes do prédio sinistrado e até das linhas/prédios contíguos e inicialmente não afetados. O planejamento torna-se a ferramenta mais econômica e eficaz na obtenção dos objetivos estabelecidos pelas estratégias de retomada da produção normal.


A avaliação técnica e as lições aprendidas serão importantes para planejar as ações futuras, assim como o surgimento de oportunidades de melhorias. A perícia pelos órgãos competentes e a avaliação técnica vão definir o que será recuperado e o que poderá ser feito na reconstrução do prédio avariado. O planejamento deve ser iniciado imediatamente, não necessariamente esperando os laudos periciais e técnicos. A utilização de diversos cenários possíveis para a elaboração do planejamento permite ganhar tempo e encontrar a melhor solução ao longo do tempo.


Além disso, sessões de lições aprendidas sobre o ocorrido são extremamente salutares. Com este material valioso, surgirão oportunidades de melhorias, tornando o novo projeto mais robusto e atendendo às várias necessidades estratégicas. O gerenciamento abrangente deste projeto de reconstrução é a força motriz que permitirá a diminuição dos impactos negativos e a maximização das oportunidades.


Segundo estudos em pesquisas dos mais renomados institutos em gerenciamento de projetos, a utilização plena das melhores práticas de planejamento e gerenciamento pode reduzir os custos em até 15% e os prazos em média de 10% a 20%. Como diretor-executivo da M2L Gestão de Empreendimentos, ao longo dos últimos anos, atuei em empreendimentos de construção e reconstrução utilizando o planejamento e o gerenciamento de forma plena, resultando em ganhos reais da ordem de 10% a 15% em custos e/ou prazos.


Fênix que renasce das cinzas

Em outubro de 1871, um incêndio de grandes proporções atingiu a cidade de Chicago, no meio-oeste dos Estados Unidos. Chicago era a quarta cidade do país na época, e o incêndio deixou um saldo de 300 mortos, 100 mil desabrigados e 200 milhões de dólares de prejuízo, destruindo uma área de quase 13 mil quilômetros quadrados.


Segundo a versão mais conhecida, o incêndio foi causado por uma vaca que derrubou um lampião no estábulo de uma fazenda na região oeste da cidade. O fogo foi controlado após dois dias, permitindo à população fazer o balanço dos prejuízos.


Na mesma semana do incêndio, um sentimento de otimismo, típico dos norte-americanos, voltou a se espalhar. O empresário bem-sucedido no ramo imobiliário, John Stephan Wright, escreveu em um artigo que em cinco anos Chicago teria mais habitantes, mais dinheiro e mais negócios do que teria sem o incêndio. Ele estava certo, pois um ano após o incêndio, uma nova Chicago estava pronta. Muitos donativos foram enviados de todo o mundo para a bela cidade conhecida como a cidade dos ventos. Atualmente, Chicago é a terceira cidade dos Estados Unidos em população e também em PIB.


O desagradável acontecimento na fábrica da Cacau Show nos remete a este momento da história. Como admiradores da marca, do trabalho realizado ao longo do tempo e do crescimento vertiginoso desta empresa genuinamente nacional, enxergamos com clareza uma situação similar à ocorrida em Chicago. Poderíamos dizer que se trata de mais um novo significado da fênix renascendo das cinzas.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page